Clique nas imagens para ampliar
O elastômero termoplástico é utilizado em materiais de engenharia com a função de estabelecer uma relação entre os materiais plásticos e os materiais elastoméricos. Formado por polímeros, o elastômero termoplástico é um material que pode ser moldado e transformado por meio de processos de injeção, termoformação de extrusão e sopro, de acordo com a temperatura em que é aquecido.
AS APLICAÇÕES QUE PODEM SER DADAS AO ELASTÔMERO TERMOPLÁSTICO
Dividido em diferentes grupos, o elastômero termoplástico pode ser classificado em poliuretanos (TPU), estirênicos (TPE-S), copoliésteres (COPE), poliéteres-poliamidas (PEBA), termoplásticos vulcanizados (TPV) e o poliolefinas termoplásticas (TPO). Com inúmeras aplicações na indústria, esse material é muito solicitado para revestimentos de cabos, membranas de coberturas, brinquedos, equipamentos de esporte, vedante para janelas de automóveis, tapetes para automóveis, coberturas de airbag, coberturas de painéis de instrumentos, zonas de componentes com toque suave, lápis, escovas de dente, lâminas de barbear e outros.
OS BENEFÍCIOS DESSE TIPO DE MATERIAL
O elastômero termoplástico tem sua função voltada para solucionar as necessidades produtivas como menor densidade, um menor custo de produção, uma maior produtividade e a fácil adição de cor. Composto por blocos terminais termoplásticos e um bloco central elástico, o elastômero contribui efetivamente para enobrecer e diferenciar o produto final em que são adicionados.
Com fácil processamento, o elastômero termoplástico possui vantagem econômica, já que o seu custo de energia de processamento é bastante baixo e o seu ciclo de produção é mais curto. Além disso, o elastômero garante a eliminação do desperdício de materiais, já que reutiliza rebarbas quando devidamente segregadas, moídas e reintegradas, e é capaz de produzir peças 100% recicláveis, contribuindo efetivamente para a preservação do meio ambiente.
Resistente a baixas temperaturas, quando comparado, por exemplo, aos plásticos, o elastômero termoplástico é bastante resistente a impactos, com peças das mais variadas durezas.
POLIBALBINO RESINAS TERMOPLÁSTICAS - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
A Polibalbino Resinas Termoplásticas fornece produtos com o mais rígido controle de qualidade, certificada pelo ISO 9000 desde 2008, a empresa desenvolve materiais de acordo com as necessidades de cada cliente. Além de um laboratório moderno, a Polibalbino Resinas Termoplásticas também oferece serviços de assistência técnica com profissionais altamente capacitados e treinados para atender em todo território nacional.